A Prefeitura de Florianópolis, em conjunto com forças policiais e órgãos fiscalizadores, iniciou nesta sexta-feira (29/4) mais uma ação da Operação Fio Desencapado.
Novamente a operação visa combater o crime de receptação de itens provenientes de furto, como cabos de comunicação, fios, placas de sinalização de trânsito, hidrômetros, peças de arte, esculturas, entre outras. O item mais visados pelos ladrões é o cobre, que chega a ter valor de R$ 40 por quilo.
A ação acontece em 38 comércios de sucatas que são alvos suspeitos identificados de um total de 55 mapeados, em várias partes da cidade – Continente, Centro e Norte da Ilha. O levantamento prévio dos pontos suspeitos foi feito de forma integrada com os órgãos envolvidos.
Integram a ação Polícia Civil, Guarda Municipal de Florianópolis, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal. Celesc e as operadoras de telefonia Oi, Vivo, Tim e Claro.
São 204 agentes envolvidos nessa fase para fiscalização dos produtos nos comércios mapeados que estão sendo visitados.
Resultado
Foram presas duas pessoas por compra de materiais furtados. Sete autos de infração foram emitidos e 450 kg de materiais apreendidos em ferros-velhos, entre fios, hidrômetros, centrais telefônicas e tampas de bueiro.
“Quando vamos diretamente em ferros e conseguimos comprovar que os materiais do estabelecimento são provenientes de furto, detendo os maiores responsáveis, que são aqueles que compram, quebramos uma corrente de criminalidade”, disse Araújo Gomes, secretário municipal de Segurança Pública e coordenador da Operação.
Desde a primeira fase da operação, já foram apreendidos cerca de 2,15 toneladas de fios de cobre. Ao todo, 13 pessoas foram detidas ou presas e mais de 80 autos de infração e multas foram emitidos.