O trabalho do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBM-SC) continua trabalhando nas regiões mais afetadas pelas chuvas. Embora a maioria das cidades já esteja voltando para a normalidade, a corporação segue atenta e atendendo ocorrências relacionadas com o evento climático.
De acordo com o último balanço da Defesa Civil estadual, foram 44 mil pessoas afetadas pela passagem do ciclone em Santa Catarina nessa semana, com 7,1 mil desalojados, mais de 500 desabrigados e três mortes.
Além dos atendimentos de retirada das pessoas ilhadas das casas, cortes de árvore e demais situações, outra demanda em que a atuação da corporação se torna essencial são nas ações de ajuda humanitária. A partir de agora o trabalho também conta com a limpeza e desobstrução das ruas, entrega de mantimentos e alimentação para as pessoas que necessitam.
Araranguá
Na região do Extremo Sul uma das cidades mais atingidas é Araranguá. As equipes de Forças-Tarefa (FTs) que atuavam no local foram desmobilizadas nesta manhã de sexta. Porém, na quinta à noite (5) a equipe da FT 04 entregou 200 refeições aos moradores do bairro Barranca, que estava alagado e sem luz.
Tubarão
Já na região do 8º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede no município, a situação ainda exige atenção, já que ainda há locais alagados, embora já se tenha a redução do nível do rio e a vazão da água. As FTs 08, 03, 13 e 10 seguem no local, já que na noite de ontem tivemos três casas levadas pela água, por conta de erosão e outras 18 isoladas – felizmente esta ocorrência não trouxe vítimas. A FT 06 já está desmobilizada e os militares retornando para Chapecó. Na região serão montadas três equipes para as ações de ajuda humanitária que entram em cena já nesta sexta.
Rio do Sul, Rio do Oeste e Laurentino
Na região do 15º Batalhão de Bombeiros Militar a atenção está voltada para as cidades citadas acima, embora os níveis de água estejam reduzindo, ainda possuem áreas que demandam monitoramento. Seguem na região as FTs 15, 09 e 14. Também estão planejadas as equipes para as ações de ajuda humanitária que começam a ser empregadas.
Anitápolis
Na Grande Florianópolis, região atendida pelo 10º Batalhão de Bombeiros Militar, a situação está se normalizando. As equipes que atuaram ontem desobstruíram diversos pontos da cidade que estavam bloqueados, além de orientar os moradores quanto aos riscos. Hoje mais uma equipe está na região.