A tradicional Marcha da Maconha já tem data para acontecer em Florianópolis. No sábado (7/5), a partir das 14h, o Parque da Luz, no Centro de Florianópolis, será a concentração dos participantes, que percorrerão a Avenida Beiramar Norte. Segundo a organização, a marcha de 2022 deve reunir centenas de pessoas.
O objetivo do encontro é propor novas políticas sobre a legalização da maconha, cobrar do STF o julgamento da descriminalização e também protestar contra as milhares de prisões por consumo da droga. A organização do evento considera crime ilegal essas prisões.
A ideia é o debate. “Queremos qualificar o debate em torno de novas possibilidades para a questão das drogas e, ainda, evidenciar os benefícios terapêuticos das propriedades que nela contém”, explica a dentista Rafaela da Rosa, que faz pós-graduação em cannabis medicinal e que atua na organização do encontro.
Entre os benefícios, a organização luta pelo reconhecimento dos diversos usos medicinais e recreativos da maconha. “Acabar com a hipocrisia social e os tabus”, completa Rafaela.
O movimento, que começou em 2002 no Rio de Janeiro, acontece na maioria das capitais brasileiras.