Está em obras a nova adutora de água tratada que vai ampliar o abastecimento para os municípios de São José e Biguaçu. A nova rede de 5,4 mil metros será assentada desde a Avenida das Torres com a Rua Otto Júlio Malina até a divisa de São José com Biguaçu.
A adutora atenderá a 28.343 ligações, aproximadamente 85.029 pessoas, como parte do Sistema Integrado de Florianópolis (SIF). O investimento é de cerca de R$ 14 milhões, com previsão de conclusão para maio de 2023.
Conforme a Casan, a nova rede vai reforçar a distribuição de água tratada no município de São José, nos bairros Bela Vista, Jardim Cidade de Florianópolis, Ipiranga, Real Parque, Areias, Dona Adélia, Jardim Santiago e Serraria. Possibilitará ainda um incremento de vazão para o município de Biguaçu, aumentando a capacidade de transporte de água e resultando em ganho no tempo de resposta em caso de desabastecimento.
“É uma obra importantíssima, especialmente para Biguaçu, o município que fica mais distante da Estação de Tratamento de Água, localizada em Palhoça. É um investimento que nos trará mas capacidade de operação para atender com mais segurança também esse município”, destaca o Diretor de Operação e Expansão da Casan, Pedro Joel Horstmann.
No futuro, o projeto da companhia é de que a estrutura faça parte do Sistema de Abastecimento do Rio Biguaçu, que será interligado ao Sistema Integrado de Florianópolis.