A prefeitura de Florianópolis comunicou nesta quinta-feira (26) o primeiro óbito por dengue na capital, em 2022. A vítima é um homem de 75 anos, residente na Barra da Lagoa. Segundo a Secretaria de Saúde Municipal, ele teve o primeiro atendimento no dia 17/05 e faleceu na quarta-feira (25).
Segundo dados da Dive da última sexta (20), Santa Catarina tem 59 municípios em epidemia de Dengue, 42.831 casos e 41 mortes pela doença confirmadas. Na capital, uma das cidades consideradas infestadas, há 4,5 mil focos. Com mais de 1,5 mil casos confirmados nesse ano, Florianópolis também está na condição de epidemia.
Os sintomas mais comuns da dengue são febre baixa a febre alta incapacitante (39° a 40°C) abrupta e associada à forte dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dores musculares, nas articulações e fraqueza. Manchas pelo corpo aparecem em metade dos casos, podendo atingir face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem estar presentes. A Secretaria de Estado da Saúde orienta que ao apresentar algum desses sinais e sintomas, deve-se procurar atendimento médico para evitar o agravamento do quadro.