O número de mortos pelas fortes chuvas que atingem Pernambuco subiu para 79, segundo boletim divulgado neste domingo (29/5) pelo governo do estado. A maioria parte das mortes ocorreu devido às dezenas de deslizamentos que atingiram residências próximas às encostas. O Corpo de Bombeiros Militar confirmou duas mortes de crianças, mas o número pode ser maior.
Temporais ocorrem em Pernambuco e Alagoas desde a última quarta-feira (25), passando de 500mm acumulados, e deixaram cerca de 4 mil pessoas desabrigadas. Segundo o governo de Pernambuco, há ainda 56 pessoas desaparecidas em Recife e Olinda.
As regiões mais atingidas – onde há mais fatalidades e desabrigados – são a zona metropolitana de Recife, Zona da Mata e Agreste. O governo informa que, neste momento, há 12 pontos de deslizamento sendo acompanhados pelas equipes de emergência.
Na Região Metropolitana do Recife, mais de 70 locais estão sendo disponibilizados pelos municípios como abrigos temporários para pessoas desalojadas ou desabrigadas em decorrência das chuvas. O impacto do alto volume de precipitações fez com que, até o momento, 14 municípios decretassem situação de emergência em Pernambuco.
+ Previsão é de semana chuvosa em SC
Ajuda humanitária
Segundo a Prefeitura de Recife há uma articulação para a doação de itens de assistência aos desabrigados, como kits de higiene pessoal, kits de limpeza doméstica e água potável. Pessoas físicas ou jurídicas interessadas em ajudar podem entrar em contato com Central de Arrecadação por meio dos números (81) 98791-2705 e 3355-9412 ou pelo e-mail doacaorecifesolidario@gmail.com.