Serra do Corvo Branco é reavaliada após segundo evento de desmoronamentos

    Foram 12 grandes deslizamentos em maio na rodovia SC-370, famosa pelo corte na pedra

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    Técnicos da Secretaria de Infraestrutura foram reavaliar as condições da estradas e das encostas nesta segunda (30) - SIE/Divulgação/CSC

    A Serra do Corvo Branco (SC-370) sofreu dois eventos de desmoronamento de barrancos em maio – o último na chuva desse domingo (29). A rodovia já estava interditada desde o início de maio por causa do intenso volume de chuvas que derrubou 11 barrancos na região do “corte”, trecho famoso pela passagem entre dois desfiladeiros escavados na rocha.

    No fim de semana houve a queda de uma grande placa rochosa em um ponto que era mapeado como de risco e que passaria por testes de pulsão nesta semana, segundo a Secretaria de Infraestrutura de Estado. Há também a possibilidade de mais deslizamentos na semana diante da previsão de chuva.

    A estrada, que liga Urubici e Grão Pará, não tem previsão para ser reaberta e nem há cálculo do prejuízo para reconstrução. Em muitos pontos o asfalto foi completamente perdido. O volume de terra e rochas que desbarrancou no segundo evento climático a causar danos na região deve atrasar ainda mais a utilização da rodovia.

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    Nesta segunda-feira (30) a secretaria fez avaliação dos novos deslizamentos e o trabalho que será necessário para tornar a SC-370 novamente segura e aberta ao tráfego.

    O secretário adjunto da SIE, Alexandre Martins, acompanha os trabalhos de recuperação da Serra do Corvo Branco. Ele explica que a o trabalho nessa segunda reiniciou com a avaliação dos barrancos que correm risco de cair e a continuidade do desvio de traçado onde houve perda da pista há três semanas.

    serra do corvo branco (sc-370) teve novos desmoronamentos
    Bloco de rochas e terra caiu sobre trecha da rodovia SC-370 no domingo (29) – Divulgação/CSC

    “No desvio estamos utilizando a técnica de desmonte a frio de rocha, eficiente e duradoura e que requer um extremo cuidado e atenção das equipes. Estamos tomando todas as medidas de engenharia possíveis para a recuperação dessa importante rodovia. São emergenciais, mas não instantâneas. Não há solução mágica para problemas complexos como os que estamos enfrentando”, frisa o engenheiro.

    No trecho que vai do corte em direção a Grão-Pará a rodovia está completamente interditada e com acesso proibido inclusive para pedestres por conta do risco de rochas se desprenderem. De Urubici até o corte é possível acessar sem impedimentos.

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