O mapa atualizado do risco de Covid em Santa Catarina voltou a apresentar mais cidades em nível de risco alto, entre elas a capital. A atualização da matriz de alerta epidemiológico de Covid-19 acontece todas as segundas-feiras.
Conforme a atualização são 110 municípios catarinenses em risco baixo, 115 em risco médio e 70 em risco alto. A quantidade de cidades em risco baixo retraiu porque aumentou de novo a quantidade de pessoas infectadas em Santa Catarina – somente em maio foram quase 40 mil novas infecções.
Até essa terça (31/5) 1.738.492 moradores do estado testaram positivo para Covid-19, sendo que 1.706.726 estão recuperados e 12.653 continuam em acompanhamento, como casos ativos.
Em Florianópolis, segundo o painel estadual, há uma alta incidência de casos de Covid ativos (1.645), ao mesmo tempo que a cobertura vacinal e adultos com três doses é considerada insuficiente, mesma situação de 186 cidades catarinenses. Com um aumento leve e gradativo de casos, a capital vem apresentando piora na classificação de risco desde que a matriz foi municipalizada, há seis semanas.
Na Grande Florianópolis, São José e Biguaçu estão em situações estabilizadas e classificadas no nível médio de risco e Palhoça teve uma melhora gradativa, chegando nas últimas duas atualizações ao nível baixo (verde).
Desde o início da pandemia, 21.855 mortes foram causadas pelo coronavírus em Santa Catarina, com taxa de letalidade de 126 pessoas para cada 10.000 infectados.
Por Lucas Cervenka – reportagem@correiosc.com.br