Governo começa a ampliar leitos de UTI, que estão 96% ocupados

    25 pessoas aguardam vagas em leitos de terapia intensiva

    O Governo do Estado começou a ampliação de leitos de UTI em Santa Catarina. Nesta semana foram abertos 6 novos leitos de UTI neonatal e 8 de cuidados intermediários pediátricos. Esses são os primeiros dos 82 leitos previstos pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), entre pediátricos e neonatais que farão parte da rede.

    Nesta sexta-feira (10/6) a ocupação geral dos leitos de UTI do SUS em solo catarinense é de 96,7%: dos 1.053 leitos ativos, 1.021 estão em uso. Desses leitos 95 são pediátricos, que estão completamente lotados. Os leitos de UTI neonatais encostam nessa taxa de ocupação, em 96%. Essa lotação resulta em 25 pacientes no momento à espera de vagas para tratamento intensivo, dos quais 16 são crianças.

    Por causa da superlotação, o governo estadual decretou situação de emergência na tentativa de acelerar a abertura de leitos, que dependem de contratação de pessoal e compra de equipamentos.

    Publicidade

    Os novos leitos abertos nessa semana estão divididos entre a Grande Florianópolis e o Meio Oeste e Serra. São 5 UTI neonatal no Hospital Hélio dos Anjos Ortiz, em Curitibanos e 1 leito de UTI neonatal no Hospital Infantil Joana de Gusmão que também ganhou 8 leitos de cuidados intermediários pediátricos.

    As tratativas entre a secretaria e as unidades hospitalares seguem acontecendo. Neste sentido, foram acrescentados 14 leitos de atendimentos infantis aos 68 anunciados anteriormente ampliando para 71 o número de UTIs, divididas entre neonatal e pediátrica além de 11 leitos de retaguarda. O governo analisa que ainda há possibilidade de ampliação do número.

    Além dos leitos para os pacientes infantis, serão abertos no dia 13, novos 10 leitos de UTI adulto e 17 de enfermaria instalados no Hospital Florianópolis. Com este incremento, o Estado passará a contar com 756 unidades de terapia intensiva adulto.

    Publicidade
    COMPARTILHAR