A rede municipal de Saúde de São José vai começar a ofertar prótese dentária total na próxima segunda-feira (1º/8). A estimativa da prefeitura é de que cerca de 40 pessoas por mês poderão receber as populares dentaduras pelo programa, que é uma parceria com o Ministério da Saúde.
Segundo a Gerente de Saúde Bucal, Ana Paula Beltrame, a equipe da Diretoria de Atenção Primária trabalha desde 2017 para viabilizar a implantação desse serviço. “Estamos muito felizes por finalmente disponibilizar mais esse importante serviço à comunidade, que vai contribuir de forma significativa com a qualidade de vida daqueles que, por razões diversas, perderam todos os seus dentes”, comemora Ana Paula.
Fabrícia Martins, secretária adjunta de Saúde, a administração optou por ampliar os investimentos em saúde bucal: “Estão sendo investidos cerca de R$ 200 mil de recursos próprios, além dos R$ 7,5 mil mensais, vindos do governo federal.”
Como funciona
Cláudia Helena Tonon, cirurgiã dentista, especialista em prótese dentária, que fará o atendimento clínico dos pacientes, explicou que são necessárias, no mínimo, quatro sessões para que a pessoa esteja apta a receber sua prótese total. Juntamente com o cirurgião dentista Cláudio Cardoso, serão entregues cerca de 40 próteses para a população josefense por mês.
“A colocação de uma prótese torna-se fundamental para devolver as funções mastigatórias, a estética e até melhorar a dicção. A mastigação correta dos alimentos é fundamental para a correta digestão dos alimentos. Em relação à estética, é inegável que um sorriso com a dentição completa tem benefícios na autoestima, na autoconfiança e nas relações interpessoais dos indivíduos”, explicou a odontóloga.
A parte laboratorial do processo de confecção das próteses será realizada por um prestador credenciado. Os interessados devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro, para solicitar o encaminhamento mediante uma consulta com o dentista do posto. O paciente será então contatado para comparecer ao atendimento nas UBS de Campinas ou de Serraria, conforme proximidade da residência, que serão os postos de referência para o serviço.