A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, promoveu um encontro na última semana entre empresas participantes do projeto “Made in São José” e uma comitiva da Universidade de Saginaw (SVSU), Michigan Manufacturing Technology Center NE, Midland Tomorrow e da Arc of Midland.
A segunda visita do grupo ao município reuniu também alunos de doutorado e mestrado e professores da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), campus Sertão do Maruim, com o objetivo de fomentar o ingresso de empresas locais ao mercado americano.
A comitiva, acompanhada pela prefeita Adeliana Dal Pont, visitou uma das empresas de referência nas áreas de Segurança, Telecom e Redes em Santa Catarina, a Intelbras.
“Criar novas oportunidades para os josefenses, com empregos, qualidade de vida e estudo, são os objetivos da Administração Pública, que recebeu a comitiva com muita alegria por todas as chances que elas representam a São José”, destaca Adeliana.
Junto com a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a comitiva também pode participar, no campus da Univali, de um encontro para aproximação entre as empresas de São José com o mercado americano. As empresas que compõem o projeto “Made In São José” puderam apresentar o diferencial dos seus produtos e abordaram as oportunidades da internacionalização do comércio realizado pelas pequenas e médias empresas locais.
Oportunidades no mercado exterior
O grupo ainda assistiu a uma apresentação da Prefeitura de São José a respeito da cidade e a uma palestra sobre Inovação e Mercado Americano: Oportunidades para empresas catarinenses.
“Neste segundo encontro, as empresas locais e a comitiva tiveram a oportunidade de ampliar o conhecimento sobre o funcionamento do mercado interno e dos modelos de produção realizados pelas empresas localizadas em São José. Nosso objetivo, como representantes da administração pública, foi oportunizar este encontro para ampliar os horizontes entre o mercado norte-americano e as empresas locais”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Waldemar Bornhausen Neto.
Para o aluno de MBA da College of Bussiness and Management, da Universidade de Saginaw, Kyle Michael Cameron, a troca de experiências com as empresas locais foi muito positiva. “Foi uma experiência marcante na minha vida, eu vi como as corporações no Brasil funcionam, como se comunicam com seus acionistas, seus clientes e, com isso, avaliamos como podemos incorporar estas lições nas nossas próprias empresas nos Estados Unidos. Então, é uma lição de vida, aprender sobre os procedimentos empresariais, ter a chance de ver o que vamos fazer para ajudá-las e o que elas podem fazer para nos ajudar. Fiquei muito empolgado por ter esta experiência”, contou Kyle.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Estudos em Internacionalização e Estratégia da Univali, Dinorá Eliete Floriani, o encontro marca mais uma etapa do projeto “Made In São José”. “Foi uma ótima oportunidade para desenvolver conexões e abrir portas para as empresas, sendo esse o grande objetivo do encontro. Os americanos saíram animados, impressionados com a qualidade e com a capacidade de inovação das empresas de São José e seus produtos”, assinala Dinorá.
O grupo que compôs a comitiva é formado pelos estudantes da College of Business and Management Sydney, Jane Meadows e Kyle Michael Cameron; Hali Kaitlyn Motley, gerente de projetos da Michigan Manufacturing Technology Center NE; o coordenador de estudos estrangeiros da SVSU Ju-Yu Chen; Reitor da Universidade de Negócios e Gerenciamento da SVSU, Antony Roger Bowrin; Danilo Sirias Martinez professor de gerenciamento da SVSU; Amy DeGeer Roten, gerente de Desenvolvimento Econômico da Midland Tomorrow; o professor assistente de gerenciamento da SVSU, Luke Alan Voegel; a professora de formação de Docentes da Universidade de Educação da Saginaw, Janice Katherine Lampman, e a Diretora Executiva da The Arc of Midland, Dorothy Marie Millar.