Com dois anos de atraso, por motivo de pandemia e corte de verbas, o Censo retorna às ruas de todo o país a partir desta segunda-feira (1º/8). O IBGE estima que a população brasileira esteja em cerca de 215 milhões, o que deverá ser confirmado com a visita dos agentes recenseadores a cerca de 75 milhões de domicílios. A coleta de respostas segue até 31 de outubro.
Os agentes aplicarão dois tipos de questionários, buscando ampla cobertura e aprofundar a qualidade das informações coletadas. O questionário básico leva cerca de 3 minutos para ser respondido, variando conforme a quantidade de pessoas na casa, e será aplicado em 89% dos domicílios, enquanto o questionário mais detalhado – chamado de amostra – será aplicado em 11% das residências e leva pelo menos 15 minutos para ser respondido.
O Censo 2022 contará com três formas de abordagem para preenchimento dos questionários: além da presencial, haverá opção pela internet e pelo telefone. Mas as duas abordagens alternativas não dispensarão algum contato presencial. Para responder pela internet, o informante deverá aguardar a visita do recenseador, que irá cadastrar seu e-mail e seu celular (para recebimento de um SMS). Nessa modalidade, o morador terá sete dias para preencher o questionário. Já a coleta por telefone será uma solução nos casos em que os moradores não forem encontrados na residência durante a visita do recenseador. Esta modalidade poderá ser utilizada também nas situações em que o morador não puder atender o recenseador no momento da entrevista, podendo ser realizado o agendamento para a realização da entrevista em momento posterior presencialmente ou por telefone.
O Censo Demográfico é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população. A partir desse levantamento de dados é que se pode pensar em políticas públicas em diversas áreas para todo o país.
Questionários do Censo 2022
O questionário básico traz os seguintes blocos de perguntas: identificação do domicílio, informações sobre moradores, características do domicílio, identificação étnico-racial, registro civil, educação, rendimento do responsável pelo domicílio, mortalidade e dados da pessoa que prestou as informações.
Já o questionário da amostra, além dos blocos contidos no questionário básico, investiga também: trabalho, rendimento, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, pessoas com deficiência, migração interna e internacional, deslocamento para estudo, deslocamento para trabalho e autismo.
Santa Catarina
Em Santa Catarina, o do Censo 2022 alcança quase 8 mil pessoas envolvidas no trabalho, a maioria em treinamento desde abril. Cerca de 6,7 mil são agentes recenseadores, que estarão nas ruas catarinenses aplicando os questionários. Um teste de recenseamento em SC foi feito em novembro de 2021 na cidade de Tigrinhos, com cerca de 1,6 mil habitantes, para treinamento dos agentes. Está previsto que a primeira pessoa a ser recenseada nesta segunda-feira (1º/8) seja o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto. O recenseamento será às 8h30, na prefeitura.
A estimativa é que Santa Catarina tem 7,4 milhões de habitantes, em 2,4 milhões de domicílios. Análise do IBGE aponta que o trabalho deverá aumentar mais em municípios litorâneos de SC, se comparado ao último censo, de 2010. Em Balneário Camboriú, por exemplo, a população aumentou 38,1% (de 108.089 habitantes para 149.227), mais que o dobro do percentual do estado, 17,4%, entre 2010 e 22. Nessa cidade a dificuldade será em percorrer todos os grandes prédio e, para isso, o IBGE tem articulado com associações de síndicos para que os recenseadores consigam acessar os imóveis.
Internet
O Censo 2022 terá uma central telefônica exclusiva para esclarecer as dúvidas da população durante a coleta domiciliar da maior pesquisa do país. O Centro de Apoio ao Censo (CAC), disponível via 0800 721 8181, terá 180 agentes censitários para auxiliar a sociedade a preencher o questionário via internet ou telefone.
Segurança
Os pesquisadores sempre estarão identificados com um crachá, que possui um QR Code que também permite sua identificação, e deverão portar documento com foto. Além disso, trajarão colete e boné do IBGE, bem como o Dispositivo Móvel de Coleta. A confirmação da identidade do recenseador poderá ser feita pelo telefone 0800 721 8181 ou pelo site https://respondendo.ibge.gov.br/. A Polícia Militar também atenderá casos relacionados.
LGPD
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) não desobriga cidadãos e empresas brasileiras a prestarem informações para fins estatísticos ao IBGE, nem mesmo sobre seus endereços e geolocalização. Já existe no arcabouço jurídico que regula as atividades do IBGE legislação que garante o sigilo dos dados coletados pelo instituto e não há atrito com a LGPD.