A Defesa Civil estadual alertou nesta segunda-feira (8/8) para a passagem de um ciclone extratropical no oceano, que deve provocar chuvas intensas entre a madrugada de terça e a noite de quarta-feira (10).
De acordo com a previsão do órgão, a formação do ciclone deve ocasionar em maiores volumes de chuva no litoral sul e no litoral norte mas com grandes precipitações em toda a porção centro-leste de SC.
O prognóstico é que os acumulados de chuva variem entre 100 a 200 mm durante a terça e quarta em grande parte do estado. Conforme o mapa, as regiões em vermelho (litorais norte e sul) podem ter acúmulos de chuva maiores.
Com a formação ciclônica devem também ocorrer ventanias intensas em todo o estado. Em alguns pontos as rajadas podem atingir até 80 km/h, conforme a previsão da Defesa Civil catarinense, fazendo com que haja um risco alto de ocorrências associadas.
Haverá também grande agitação do mar nestes dias. A ondulação deve variar na altura de 3m a 3,5m, mas há a possibilidade de que em alguns pontos as ondas cheguem a 6m, especialmente entre a Grande Florianópolis e o litoral Sul. Com a ressaca intensa, o risco de ocorrências no mar de SC é alto e a navegação não é recomendada.