230 famílias da Tapera recebem títulos de propriedade do imóvel

O programa Lar Legal entregou 230 títulos de propriedade para moradores do bairro Tapera, região sul da ilha de Florianópolis, na noite desta quarta-feira (14/9). A cerimônia lotou o Centro Comunitário, com a presença dos moradores e de diversas autoridades. É a segunda entrega no bairro – a primeira, em dezembro, beneficiou 1.331 famílias.

Lar Legal entrega de títulos de propriedade de imóveis para moradores do bairro Tapera
Lar Legal entrega de títulos de propriedade de imóveis para moradores do bairro Tapera – TJSC/DIvulgação/CSC

A ação, promovida pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, consiste em legalizar títulos de propriedade para famílias carentes residentes em loteamentos ou comunidades empobrecidas, sem condições financeiras nem acesso à regularização por meio da Justiça comum.

O desembargador Selso de Oliveira, coordenador estadual do Lar Legal, sublinhou que o programa aproxima o Judiciário da comunidade, dá sentido efetivo e concreto à atividade jurisdicional, cumpre uma função social primordial e traz segurança e pacificação às comunidades envolvidas. “Parece ser uma coisa simples, mas as coisas simples precisam ser feitas com seriedade, competência e comprometimento”, disse. Ele enfatizou a importância da parceria entre poderes e instituições.

Publicidade

Para o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, “o Tribunal criou um processo eficiente e rápido para, em parceria com a Prefeitura, dar dignidade às famílias”. Na Tapera, a sentença judicial para regularização deste loteamento foi concluída em 29 dias.

Lar Legal, do TJSC, entrega 230 títulos de propriedade em Florianópolis
Prefeito de Florianópolis e o desembargador Selso de Oliveira compareceram para entrega de títulos aos moradores – TJSC/Divulgação/CSC

Sucesso do programa chama a atenção

Em 2020 o programa Lar Legal entregou 2.700 títulos em todo o Estado. Em 2021 foram 4.500 títulos entregues, e só neste ano já são mais de 3 mil famílias beneficiadas. Desde que foi criado, há duas décadas, o Lar Legal mudou a vida de quase 30 mil famílias que vivem em Santa Catarina e foi replicado com sucesso no Paraná, Mato Grosso do Sul e Piauí – os tribunais de Minas Gerais e da Bahia também têm interesse em colocá-lo em prática.

Publicidade
FONTETJSC
COMPARTILHAR