26ª edição do FAM começa nesta quinta

    Encontro de profissionais do audiovisual movimenta o setor com mostras, palestras e articulações

    Depois de dois anos realizando o evento de forma on-line, a Associação Cultural Panvision volta com uma edição totalmente presencial do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2022, que desde 1997 traz à capital catarinense o cinema de toda a América Latina. Com sessões de filmes, mostras competitivas, palestras, oficinas, evento de mercado, maratona cinematográfica e debates com profissionais do setor, o FAM chega a sua 26ª edição sendo um dos eventos do audiovisual mais importantes do Sul do Brasil. A Cerimônia de Abertura será realizada nesta quinta, às 18h, no CineShow Beiramar Shopping, no Centro.

    A primeira sessão do FAM 2022 tem como tema “Permanecer no tempo-espaço” e traz os filmes das Mostras Competitivas Lei Aldir Blanc, Curtas Catarinense e Curtas Mercosul. A partir das 19h serão exibidos em ordem: Poeira, filme cearense de Alisson Severino; Entre a Diáspora e a Pólvora, de Teno Broll (SC); o documentário colombiano Llaga Iracunda, de Juma; Futuros Amantes, de Jessika Goulart (RJ); e Las Piedras de Otto, do diretor Juan Bobbio (Argentina).

    Filme ate onde vista alcança fam
    Filme catarinense “Até Onde A Vista Alcança”, de Ricardo Weschenfelder, é um dos catarinenses que integram a mostra. Foto: Reprodução/CSC

    Em seguida, às 20h30, inicia a sessão com as produções da Mostra Videoclipe e Longa Ficção, que exibe A Nova Fome: Álbum-Visual – Seu Barbosa e Libre, longa-metragem da diretora argentina Natural Arpajou.

    Publicidade

    Também nesta quinta-feira (22) no hall do CineShow, a partir das 18h, ocorre a abertura da exposição Floripa Stop Motion, evento parceiro do FAM 2022, e a Sessão de Autógrafos do livro Direção, Atuação e Preparação de Elenco, de Virgínia Jorge.

    Já na sexta-feira (23), a programação do Festival inicia logo de manhã, às 10h, no Majestic Palace Hotel, com a apresentação das equipes do Rally Universitário Floripa. Às 12h acontece a Revelação do Tema do Rally 2022, nomeado Hora Zero. E à tarde, às 14h e 17h, são realizadas respectivamente as palestras de Direção e Roteiro, com o diretor e roteirista paraguaio Federico Adorno, e de Atuação, com o professor e ator Mário Toñanez.

    Outro evento parceiro do FAM 2022 inicia suas atividades no segundo dia de Festival. Às 15h, na Sala VIP do CineShow Beiramar Shopping, a palestra do BrLab Santa Catarina, Desenho de Audiências, será realizada pela consultora de distribuição Marina Tarabay e o diretor do BrLab, Rafael Sampaio.

    Na sexta-feira, as sessões de cinema começam às 16h, com o primeiro Conversas FAM de Cinema, que traz a temática “O Lúdico e a Luta Indígena”. Serão exibidos os filmes catarinenses Wuitina Numiá (Meninas Coragem), dirigido por Kurt Shaw e Rita de Cácia Oenning da Silva, e Vãnh gõ tõ Laklãnõ, de Barbara Pettres, Flávia Person e Walderes Coctá Priprá.

    Logo mais, às 19h, a Sessão Curtas “Viver em Sociedade” exibe os filmes catarinenses Até Onde A Vista Alcança, de Ricardo Weschenfelder, e Dois Um, de Pedro Karam; Dois Riachões: Cacau e Liberdade, de Fellipe Abreu e Patrícia Moll (SP); e o colombiano Keradó, de Andrés Castillo e Diego Castillo.

    Fechando a noite, a Mostra Videoclipe e Longas abre com o clipe de São Francisco do Sul, Planeta Lixo – Drassa, de Tiago Tavares Constante; e encerra com o longa-metragem do diretor paraguaio Federico Adorno, Boreal, uma coprodução do México com o Paraguai.

    Publicidade
    COMPARTILHAR