A oferta de método contraceptivo para mulheres será ampliada na rede do SUS em São José. O anticoncepcional do tipo Implante Subdérmico de Etonogestrel passa a ser oferecido a uma quantidade maior.
O procedimento de inserção que era realizado somente na Policlínica de Forquilhinha começa a ser realizado em todos os postos de Saúde, facilitando o acesso ao serviço.
O implante é um pequeno bastonete de plástico flexível e macio com 4 cm de comprimento e 2 mm de diâmetro, que contém 68 miligramas da substância ativa etonogestrel, um hormônio feminino sintético similar à progesterona, liberado de forma contínua na corrente sanguínea para inibir a ovulação.
Destinado a perfis específicos
O método, que estava disponível apenas para as adolescentes na faixa etária de 14 a 19 anos, residentes no município de São José e que se encontram em situação de vulnerabilidade, foi ampliado para todas as Unidades Básicas de Saúde de modo a abranger um grupo maior de mulheres.
O acesso ao método contraceptivo agora pode ser utilizado por todas as adolescentes, mulheres em situação de rua, mulheres portadoras do vírus HIV acompanhadas no Centro de Vigilância em Saúde e mulheres com transtornos mentais com comprometimento significativo do comportamento e que fazem seguimento na saúde mental da rede municipal de saúde.
O implante, assim como os demais métodos contraceptivos, deve ser apresentado às mulheres que fazem parte da população alvo através das consultas médicas e de enfermagem nos postos de saúde.