Terceira Primavera consecutiva com influência do La Niña

    clima para amanhã - predomínio de sol com períodos de nebulosidade em sc
    Foto GE/Divulgação/CSC

    A Primavera de 2022 é a terceira seguida com atuação do fenômeno La Niña – resfriamento das águas superficiais do Pacífico Sul – que provoca chuvas mal distribuídas em Santa Catarina, o que pode significar poucas precipitações em algumas regiões.

    Segundo a previsão do tempo para o trimestre elaborada pela Epagri, as chuvas associadas ao La Niña também podem ocorrer com mais intensidade em curto período de tempo. “Ainda teremos nesse início de Outubro atuação de massas de ar frio no período noturno, fazendo com que as temperaturas fiquem mais baixas, trazendo a ocorrência da geada”, diz a meterologista Marilene de Lima, do Ciram/Epagri.

    Do planalto ao litoral a amplitude térmica em cada dia pode ser grande, apresentando tardes quentes e noites frias. Já em Novembro e principalmente em Dezembro haverá a atuação de massas de ar mais quente, favorecendo a formação de áreas de instabilidade e nuvens mais carregadas, provocando as pancadas de chuva de final de tarde, típicas de verão.

    Publicidade

    A meterologista também destaca que os ciclones tropicais ficam mais raros durante a Primavera, podendo ter dois eventos em outubro.

    Publicidade
    COMPARTILHAR