Jair Bolsonaro, em breve recado à imprensa na tarde desta terça-feira (1º/11), se manifestou publicamente pela primeira vez, cerca de 45 horas após o resultado das Eleições. O atual presidente agradeceu os mais de 58 milhões de votos que teve e afirmou, mais uma vez, que “vai jogar dentro das quatro linhas da Constituição”.
No pronunciamento, de pouco mais de 2 minutos, ele não mencionou explicitamente a derrota para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa à presidência finalizada no domingo (30/10). Implicitamente, Bolsonaro mostrou contrariedade aos bloqueios rodoviários, afirmando que “manifestações pacíficas são bem-vindas” e que não concorda com atos de violência, acrescentando também que “o direito de ir e vir” da população deve ser respeitado.
Após sua fala, o ministro ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, reconheceu a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e disse que foi autorizado a iniciar a transição do governo quando o nome Geraldo Alckmin (PSB) foi confirmado para a coordenação desse processo, o que deve ocorre até sexta-feira (4), segundo afirmou.