Programa de zoneamento costeiro da Fapesc oferece 26 bolsas

    O programa de apoio à pesquisa de Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) e ao Gerenciamento Costeiro de Santa Catarina (Gerco) tem vagas abertas para 26 bolsas em diversas áreas do conhecimento. As inscrições podem ser feitas até 24 de novembro. O edital é uma colaboração da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

    O objetivo, de acordo com o edital, é dar continuidade a elaboração do ZEE e implementação dos instrumentos do Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro (PEGC), com vistas a regular o uso e ocupação do solo por meio da análise da viabilidade ambiental das atividades socioeconômicas, proporcionando ao Estado o conhecimento das potencialidades socioeconômicas condicionantes ecológicas de cada unidade territorial, bem como as políticas públicas existentes e os agentes públicos/privados e atores do território.

    O valor da Chamada Pública é de até R$ 1,5 milhão, para ser aplicado em 25 bolsas de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial, no valor de 4,8 mil, e em uma bolsa de Fixação e Capacitação de Recursos Humanos, no valor de 7,2 mil.

    Publicidade

    As demandas por profissionais são para as áreas de Economia, Ciências Sociais, engenharias, Ciências Biológicas, Sociologia, Direito, Arquitetura, Geografia, gestão ambiental, entre outros.

    O atual secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Jairo Luiz Sartoretto, explica que o edital é de extrema importância para gerar oportunidades com aplicação de pesquisas e inovações. “Ressaltamos a importância desta ação para continuarmos com o processo de ordenamento territorial com o objetivo de crescimento econômico e o combate à desigualdade social, aliados à conservação dos recursos naturais”.

    O edital completo, com todas as vagas, consta no site da Fapesc. A fundação também está com diversas oportunidades de bolsas para pesquisa e desenvolvimento nas áreas de recursos hídricos e saneamento.

    Publicidade
    COMPARTILHAR