A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu, na manhã desse domingo (27/11), um alerta de risco de deslizamento para 34 cidades de Santa Catarina, principalmente nas regiões da Grande Florianópolis, vale do Itajaí e Nordeste catarinense, por conta da quantidade de chuva das últimas 36 horas e a previsão de continuidade do mau tempo.
A DC afirma que é necessário moradores desses municípios, especialmente em áreas de desnível, ficaram atentos a possível inclinações de postes ou árvores, sinais que antecedem um desmoronamento, assim como o movimento de rochas e terra ou o aparecimento de qualquer rachadura na residência.
As cidades elencadas em alerta são:
Angelina, Araquari, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Benedito Novo, Blumenau, Bom Jardim da Serra, Brusque, Camboriú, Corupá, Florianópolis, Gaspar, Guaramirim, Ilhota, Itajaí, Itapema, Jaraguá do Sul, Joinville, Luiz Alves, Massaranduba, Orleans, Palhoça, Penha, Pomerode, Rancho Queimado, Santa Rosa de Lima, Santo Amaro da Imperatriz, Schroeder, São Bento do Sul, São João Batista, São Pedro de Alcântara, Tijucas, Timbó e Águas Mornas.
Para os municípios de Schroeder e Bom Jardim da Serra o alerta de deslizamento é máximo.
Previsão do tempo indica semana chuvosa
O deslocamento de umidade do mar para o continente é reforçado pela presença de áreas de baixa pressão em toda a atmosfera, o que mantém a chuva persistente, volumosa, com moderada a forte intensidade, do centro ao leste do estado, principalmente, entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte.
Nestas áreas, os acumulados nas últimas 24 horas variam de 60 a 100 mm (pontualmente ultrapassando este valor e chegando aos 200 mm). Essa condição de chuva persistente e volumosa se estende, pelo menos, até terça-feira (29). A chuva, por alguns momentos, ocorre com intensidade moderada a forte e acompanhada por rajadas de vento, raios e chance de granizo.
O risco para ocorrências associadas com alagamentos, deslizamentos e enxurradas é muito alto nas áreas em vermelho e alto nas áreas em laranja. Nas áreas em amarelo e verde o risco é moderado e baixo, respectivamente. Vale ressaltar que essa condição para chuva persistente deve perdurar ao longo da semana. A seguir, veja as recomendações da Defesa Civil.
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199, ou Corpo de Bombeiros, no 193.