A Prefeitura de São José está distribuindo colchões para quem está abrigado na Escola de Educação Básica (EEB) Laurita Dutra de Souza, em Picadas do Sul, e na EEB Professora Marcília De Oliveira, em Forquilhinha. A equipe de saúde também está encaminhando aos abrigos kit de saúde bucal para atender a população desabrigada.
As arrecadações de donativos em São José aos atingidos pelas chuvas seguem no Centro de Atenção à Idade (Cati). A prioridade, conforme a prefeitura, é arrecadar alimentos não perecíveis, fraldas e material de higiene e limpeza.
A Guarda Municipal (GMSJ) pode ser acionada no telefone 153 por quem deseja colaborar, mas não tem como levar o material para o ponto de arrecadação. Uma equipe da GM vai até o endereço e recolhe a doação.
Ações para desobstruir ruas
A Secretaria de Infraestrutura está reforçando ações para desobstruir as ruas atingidas pelas chuvas em São José. Os pontos mais críticos de alagamento da cidade são Flor de Nápolis, Jardim Pinheiros, Forquilhinha e o loteamento Benjamin. Os danos foram na pavimentação, pontes e drenagens da cidade. As pontes atingidas foram da Colônia Santana, Sertão do Maruim – divisa com o município de Palhoça e a divisa com São Pedro de Alcântara. São José foi um dos municípios a decretar situação de emergência.