O sul do município de Palhoça não tem abastecimento de água desde quarta-feira (30). Uma enxurrada no Rio Cachoeira do Sul, provocada pelas chuvas intensas, danificou uma grande sessão da tubulação que leva água para tratamento, tirando diversos segmentos do lugar.
Após tentativas nos dias anteriores, somente no sábado (3) as equipes da prefeitura conseguiram acesso ao local, chamado Sertão do Campo, onde a tubulação foi desfeita ao longo da margem e o conserto foi iniciado. Foram identificados cerca de 100 metros de tubulação destruída.
Até este domingo (4) não há perspectiva de quando o abastecimento voltará à normalidade no sul de Palhoça, englobando os bairros do Maciambú, Pinheira, Guarda do Embaú, Ponta do Papagaio, entre outros. No momento uma equipe do município trabalha reconstruindo a tubulação de água bruta que vai para tratamento.
“Os trabalhos iniciaram ontem, quando foi possível acessar o local com os materiais necessários. Ainda é difícil estimar o prazo devido o tamanho do estrago. Mas estamos trabalhando muito para que no menor tempo possível seja restabelecido”, informou o prefeito, Eduardo Freccia, ao Correio SC. Ainda conforme o prefeito, que sobrevoou o munício na quinta-feira para identificar os principais problemas, é possível que sejam encontrados mais danos na rede adutora do sul de Palhoça.
Cerca de 100m de adutora que abastece o Sul de Palhoça foram destruídos com enxurrada do Rio Cachoeira do Sul; somente no sábado equipe da prefeitura conseguiu acessar o local para iniciar o reparo. Ainda não há previsão de quando o abastecimento para a região será normalizado. pic.twitter.com/MUFuBbHx34
— Correio de Santa Catarina (@CorreiodeSC) December 4, 2022