A região Sul de Palhoça está com o abastecimento de água comprometido há 10 dias. Primeiramente as chuvas que afetaram diversas cidades de Santa Catarina provocaram uma enchente no Rio Cachoeira do Sul, na noite de 30 de novembro, que deslocou e rompeu a tubulação. O conserto só iniciou de fato quatro dias depois, no sábado (4), quando a água baixou e as equipes da prefeitura conseguiram acesso ao local.
Durante essa semana os bairros do Sul de Palhoça foram poucos abastecidos. Desde então muitos moradores dos os bairros da Pinheira, Ponta do Papagaio, Guarda do Embaú, Baixada do Maciambú e entorno têm que se virar com um mínimo de água que entra à noite. No domingo (4), o prefeito, Eduardo Freccia, havia definido a retomada do abastecimento no Sul do município como prioridade.
A prefeitura revelou nesta sexta-feira (9) que houve um segundo rompimento, nesta quinta-feira (8), e que continua tentando consertar a tubulação. Em nota, a Samae afirma que o abastecimento ficará comprometido em toda a região da Pinheira, ao mesmo tempo que fornece caminhões pipa à comunidade. “Equipes estão no local e em breve o abastecimento será restabelecido. Portanto, solicita-se que a população faça o uso consciente da água”.
Segundo a prefeitura a previsão é de normalizar o abastecimento no Sul de Palhoça durante o sábado (10).