A concessionária Arteris interditou na noite desta segunda-feira (19/12), por volta de 21h30, dois trechos da BR-101: o Morro dos Cavalos, em Palhoça, e o Morro do Boi (sentido sul), em Balneário Camboriú, por causa da chuva.
Mesmo sem ocorrência de deslizamento, a empresa passou a tomar essa posição de precaução após o desmoronamento que matou duas pessoas na BR-376, em Guaratuba, Paraná, no final de novembro. Posteriormente o trecho da BR-101 em Palhoça foi interditado ao menos duas vezes, uma por precaução, outra por deslizamento de fato em decorrência do volume de chuva.
A Polícia Rodoviária Federal argumenta que o nível de chuva acumulada nas últimas 24 horas no Morro dos Cavalos ultrapassou 150 mm, e há previsão de mais 60 mm nas próximas horas. Por isso recomendou fechamento total da BR-101, sem previsão de liberação. A situação é similar no Morro do Boi, onde a pista sentido sul foi fechada também por tempo indeterminado nesta noite.
Segundo a concessionária a rota alternativa entre a Grande Florianópolis e o sul do Estado, por causa da interdição no Morro dos Cavalos, é uma volta de no mínimo 8h pela BR-282, passando por Lages e Vacaria, acessando novamente a BR-101 no litoral pela serra da Rocinha. Outro trajeto mais curto pode ser contornando o Parque da Serra do Tabuleiro pela SC-435.