Em razão das fortes chuvas que voltaram a atingir São José e região nos últimos dias, a prefeitura voltou a disponibilizar abrigo emergencial nesta segunda-feira (19). Ate o início de terça (20), 92 pessoas e seis pets estavam acomodados no Centro Multiuso, na Avenida Beira-Mar de São José. Um ônibus da Secretaria de Assistência Social (SAS) está fazendo o deslocamento das famílias, com apoio de equipes da Saúde e Guarda Municipal.
De acordo com a secretária de Segurança e Defesa Social, Andrea Luiza Grando, o nível do Rio Forquilhas estava subindo muito e as famílias estavam com medo que ele saísse da calha, como aconteceu há duas semanas. “Por volta das 20h já começamos a mobilizar as equipes e em um primeiro momento, abrimos o Centro Educacional Municipal Antônio Francisco Machado (Forquilhão) para receber as famílias. Em seguida, as pessoas são encaminhadas para o Multiuso, que tem um espaço mais amplo, seguro e confortável para recebê-las”, explicou a secretária.
“Estamos monitorando a situação da cidade e nossas equipes já estão no atendimento às ocorrências geradas até agora”, destaca o prefeito Orvino Coelho de Ávila. Conforme a prefeitura, serviços municipais não foram afetados em virtude das chuvas. Postos de Saúde e Policlínicas estão trabalhando normalmente.
Ocorrências em São José
De acordo com a Defesa Civil de SJ, ao longo da noite de segunda foram registradas 39 ocorrências. Os principais pontos de preocupação são deslizamentos, regiões baixas com acúmulo de água no Flor de Nápolis, Benjamim, Forquilhas, Forquilhinha e BR-101. Até o momento foram 15 desabamentos, 12 deslizamentos e 8 alagamentos e dois desmoronamentos. Algumas casas já foram interditadas, segundo a prefeitura.
Equipes da Defesa Civil e da Guarda Municipal de São José estão mobilizadas no atendimento das ocorrências, além de acompanhar a situação da cidade pela Central de Videomonitoramento.
Em situação de emergência, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil de São José pelo 199 ou com a Guarda Municipal pelo 153.