Em 2022, a equipe do Cadastro Único em São José registrou 13.892 famílias que buscaram o auxílio federal. Utilizado pelo governo para conhecer a realidade das pessoas de baixa renda ou vulneráveis, a política pública cadastrou também 44 famílias em extrema pobreza na cidade no ano passado.
No programa Auxílio Brasil (Bolsa Família), o Cadastro Único conta com 5.638 famílias beneficiadas em São José. Há ainda 10.117 famílias que possuem renda familiar de até um salário-mínimo, número próximo ao de pessoas que recebem auxílio alimentação (8,9 mil).
O CadÚnico é a porta para o acesso aos benefícios da Assistência Social em nível federal, estadual e também municipal. Atende pessoas em situação de rua, por exemplo. Em São José estão registradas 228 pessoas nessa condição, das quais 198 recebem o Auxílio Brasil.
Durante o ano, as equipes do município realizaram mutirões para manter a qualidade do cadastro e conscientizar as famílias sobre a importância da veracidade das informações prestadas.
“Hoje o Município atendeu sua demanda reprimida, mas ainda tem situações atendidas. Devido a pandemia da covid-19, tivemos muitas famílias indo para a situação de vulnerabilidade social, tanto que, dentro de um ano e meio, dobrou no Município o número de famílias inscritas no Cadastro Único”, explica a secretária de Assistência Social, Rita Faversani.