Além de Florianópolis, casos de virose aumentam em São José

    Assim como em Florianópolis, São José passa por aumento de casos de virose nesse início de ano. De acordo com a prefeitura, somente na primeira semana de janeiro foram identificados 614 casos de diarreia/gastroenterite no município. Em Florianópolis já há mais de 900 casos, cenário classificado como epidemia. Em São José o aumento foi de 33% em uma semana, resultando em mais de 1 mil casos recentes, desde o Natal.

    Conforme a Vigilância Epidemiológica de SJ os casos podem ocorrer relacionado às altas temperaturas, alimentos pouco higienizados e, principalmente, a falta de balneabilidade das praias por causa do excesso de coliformes fecais.

    A gastroenterite costuma provocar quadros de febre, vômito e diarreia. “As crianças e os idosos são os dois extremos da idade que são mais suscetíveis à desidratação, que é uma das complicações das infecções gastrointestinais, muito comuns nessa época do ano”, explica a diretora de Vigilância Epidemiológica, Katheri Zamprogna, lembrando que em São José os adultos de 20 a 29 têm sido os mais atingidos até essa segunda-feira (9).

    Publicidade

    A diretora ainda orienta que, em casos de desidratação, a população deve procurar um posto de saúde, e que na maioria o tratamento é simples, com reposição de eletrólitos e vitaminas. “Uma medida efetiva é a utilização do soro de reidratação oral, disponível gratuitamente nas unidades mediante avaliação de profissional de saúde” afirma.

    Publicidade
    COMPARTILHAR