Fiscalização nos Ingleses encontrou mais de 300 imóveis despejando esgoto no ambiente

O crime ambiental de ligação sanitária direto na rede pluvial foi detectado em 375 imóveis do bairro até agora

Fiscalização de esgoto no bairro Ingleses no programa Trato Pelo Capivari
Fiscalização de esgoto no bairro Ingleses no programa Trato Pelo Capivari - Foto: Casan/Divulgação/CSC

O programa de fiscalizações sanitárias Trato pelo Capivari, no bairro Ingleses, Norte da ilha, já verificou as instalações em mais de 8 mil imóveis. A varredura nas ligações sanitárias tem o objetivo de limpar o Rio Capivari, que desemboca no mar, ao regularizar os imóveis. De segunda a sábado, técnicos do programa inspecionam casas, condomínios e comércios do bairro.

Já foram encontradas diversos tipos de irregularidades no jeito com que cada instalação de rede de esgoto foi feita nos imóveis. O esgoto conectado à rede de drenagem pluvial, um crime ambiental, ligado diretamente à balneabilidade, é o segundo tipo de irregularidade mais comum, detectado em 375 imóveis até agora.

O relatório mais recente do IMA mostra que a Praia de Ingleses está quase totalmente imprópria para banho: 6 dos 7 pontos têm nível de poluição acima do limite. Apenas no canto esquerdo da praia, frente à Rua Morro das Feiticeiras, o resultado foi de água própria para banho. Outros 5 pontos tiveram baixo índice de poluição na última coleta (9/1), porém, pelos critérios, ainda não são recomendados para banho. Nesse relatório, o local mais poluído na Praia de Ingleses foi identificado em frente à Rua da Igreja.

Publicidade

Além das inspeções, o Trato Pelo Capivari atua com base em denúncias de esgoto irregular feitas pela comunidade e em ações especiais de fiscalização em parceria com a Prefeitura de Florianópolis. O objetivo dessa força-tarefa é combater e resolver as irregularidades sanitárias mais graves (esgoto diretamente despejado no ambiente). Para isso são feitos lacres de ligações clandestinas, multas, autuações e intimações contra os imóveis poluidores. Em dezembro foram quatro imóveis com a rede de esgoto lacrada.

Conforme dados mais recentes da Casan, 35% dos imóveis fiscalizados na segunda etapa de fiscalização (retorno) seguem com ligações de esgoto com algum tipo de irregularidade e precisam ser adequados. Esses imóveis recebem notificação e possuem até 30 dias para regularizarem suas instalações.

Contato

Proprietários podem entrar em contato com a equipe, sediada na Rua Caminho do Sol, 142. O telefone para contato, agendamento de inspeção e denúncias de esgoto irregular é (48) 99123-1223.

Por Lucas Cervenka – reportagem@correiosc.com.br

Publicidade
COMPARTILHAR