Os times de tenistas de Brasil e China se enfrentam em etapa da Copa Davis, disputada em Florianópolis nesta sexta-feira (3) e sábado (4), no Costão do Santinho.
Para o duelo contra os chineses, o capitão Jaime Oncins chamou cinco tenistas: Thiago Monteiro, Felipe Meligeni, Matheus Pucinelli, Gustavo Heide e Rafael Matos.
Nesta quinta-feira (2), às 11h30, ocorre o sorteio dos jogos. Conforme a programação, na sexta serão realizadas duas partidas de simples, a partir das 12h. No sábado, estão previstos até três jogos, iniciando pelo duelo das duplas, a partir das 10h30, seguido por dois duelos de simples.
Escolhas
Com poucas mudanças em relação à última convocação, Oncins destacou o momento dos jogadores. “São os que vivem melhor fase atualmente. O Thiago é o nosso tenista mais experiente, junto com o Felipe, o Matheus vem jogando bem no saibro e ainda contamos com o Rafael, que teve um ótimo ano nas duplas”, disse.
Ao citar a única cara nova entre os chamados, o capitão comentou que, apesar de jovem, Gustavo Heide já tem certa experiência na Davis. “Gosto muito do jogo dele e tive boas impressões de quando veio para auxiliar a equipe nos treinamentos. É uma boa oportunidade tanto para ele, quanto para a nossa equipe. Ele tem muito a crescer”, explicou.
Com o Brasil podendo definir o local e o piso para o confronto, a escolha foi pautada na decisão técnica do capitão, que optou pelo saibro, em quadra aberta e a nível do mar, por considerar de maior dificuldade para os rivais. “Pelo que estudamos dos adversários, eles costumam ir melhor nas quadras rápidas, então buscamos um ambiente em que tire a comodidade deles e favoreça os nossos atletas”, completou.
Esta será a primeira vez que o Brasil enfrenta a China pela Copa Davis. Se vencer, o Time Brasil BRB permanece no Grupo Mundial I e disputa em setembro uma vaga para os Qualifiers de 2024.