Visando facilitar o acesso aos carnês do IPTU 2019, uma Central de Atendimento será montada no Centro Educacional Municipal Vilson Kleinubing (CEM), em Forquilhas, a partir desta quinta-feira (24/1).
O objetivo é auxiliar na distribuição dos carnês e no esclarecimento de dúvidas. Para isso, uma equipe estará no local até sábado (26), das 8h às 12h.
Os contribuintes têm até o dia 12 de fevereiro para realizar o pagamento da cota única ou da primeira parcela. O cidadão que optar pelo pagamento em cota única ou em duas parcelas tem desconto de 20%. Quem está em dia com a prefeitura (sem dívidas com o município até o dia 12 de dezembro de 2018), ainda tem direito a mais 5% de desconto na cota única. Outra opção é fazer o pagamento em 11 parcelas, sem desconto.
Os carnês do IPTU 2019 já começaram a ser distribuídos pelos Correios para os endereços cadastrados. A estrutura da Central do IPTU montada no Cati, na Av. Beira-mar de São José, continua até o dia 12 de fevereiro, das 8h às 18h, de segunda a sexta. Outra opção é acessar a versão online no site da prefeitura.
Para imprimir as guias diretamente do site, basta ter em mãos o número do CPF, ou CNPJ ou inscrição do imóvel. É importante lembrar que, ao imprimir as guias pelo site, é necessário aguardar cerca de uma hora antes de fazer o pagamento para que seja feito o registro no banco.
Além de Forquilhas, também serão montadas centrais de atendimento nos bairros Serraria e Ipiranga. No dia 2 de fevereiro, a entrega dos carnês acontecerá no CEM Morar Bem, no bairro Serraria, das 8h às 12. Já nos dias 7, 8, 9 de fevereiro, o cidadão poderá buscar o seu carnê do IPTU 2019, no CEM Maria Iracema de Andrade, no bairro Ipiranga, das 8h às 12h.
A Secretaria da Receita de São José alerta para quem não receber o carnê do imposto até o dia 29 de janeiro, não puder imprimir pelo site ou estiver com dúvidas a respeito dos valores do IPTU, deve procurar o atendimento no Cati até o dia 12 de fevereiro.
Este ano, a correção é de 4,56% calculada pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumido Amplo), referente ao período de novembro de 2017 a outubro de 2018. O índice corresponde à inflação oficial do país.