Fila de cirurgias eletivas é reduzida em mais de 10 mil pacientes em 3 semanas

    Programa de cirurgias eletivas
    Mutirão da Saúde: em 22 dias, mais de 10 mil pacientes já saíram da fila de cirurgias eletivas - Foto: Cristiano Andujar/Secom SC

    O governo do estado anunciou que mais de 10 mil pacientes que estavam na fila de espera por cirurgias eletivas em Santa Catarina receberam o procedimento nas últimas três semanas. O andamento faz parte de um plano do governo em zerar a fila de pacientes (acima de 107 mil até o início de fevereiro).

    Segundo a secretária de Saúde, Carmen Zanotto, o andamento decorre de diferentes ações no SUS catarinense: “envolveram pactuações entre as unidades hospitalares, gestores municipais e órgãos de saúde, além de parceria entre o Executivo e os demais Poderes. Dessa forma, com a soma de esforços, a fila caminha para o objetivo, que é zerar o número de pacientes que deram entrada até o dia 30 de janeiro”, disse a chefe da pasta.

    A contemplação dos procedimentos aos pacientes tem ocorrido também por mutirões em unidades próprias do estado ou em hospitais gerenciados por empresas do tipo organizações sociais (OS). Zanotto afirmou no lançamento plano, em 6 de fevereiro, que os mutirões não são o cenário ideal do sistema de saúde, porém têm sido a solução para reduzir a fila. Em cinco unidades gerenciadas pela OS Instituto Maria Schmitt o compromisso firmado com a Secretaria de Estado da Saúde é realizar 10 mil cirurgias em seis meses.

    Publicidade

    O Programa Estadual de Cirurgias Eletivas, lançado pelo Governo do Estado em 6 de fevereiro, tem o objetivo de zerar a fila de espera de cirurgias eletivas e exames nos próximos 6 meses, com investimento de R$ 235 milhões.

    Publicidade
    COMPARTILHAR