A Prefeitura de São José anunciou, nesta terça-feira (18/4), que irá contratar vigilantes para atuar nas unidades educativas do município, das 7h às 19h, e comprar detectores de metal. Segundo a prefeitura o prazo para instalação das medidas é de 15 a 30 dias.
Outra medida anunciada pela prefeitura é a implementação de tecnologia para acesso aos prédios escolares. Nesta segunda-feira (17), engenheiros visitaram as escolas do CEM Forquilhão e Júlia Francisca dos Santos, no bairro Forquilhinha, para mapeamento das áreas internas e externas. As unidades foram escolhidas para instalação de demonstração de tecnologia com controle digital (imagem) e catracas de acesso aos prédios escolares.
A Secretaria de Educação de São José vai acompanhar a implementação da segurança para validar o sistema, visando fazer o mesmo em demais unidades. O prazo estimado é de 1 a 3 meses.
Conforme a prefeitura, para reforçar a segurança nos ambientes escolares, as rondas da Guarda Municipal serão intensificadas, com os agentes circulando no interior das escolas, e haverá continuidade na capacitação de pais e profissionais de educação a respeito de situações de violência extrema.
+ Delegado de São José faz ciclo de palestras em escolas
+ Lula e Jorginho participam de reunião sobre violência nas escolas