Escolas particulares de sete cidades da região da Grande Florianópolis estão reforçando medidas de segurança para garantir a proteção de alunos, funcionários e familiares após o recente ataque em uma escola em Blumenau.
Cerca de 50 gestores e colaboradores de 27 escolas participaram de um curso na Aemflo na última quinta-feira (20/4) sobre segurança escolar, com o objetivo de melhorar os procedimentos de segurança e prevenir futuros incidentes. Ações como a contratação de mais segurança humana, instalação de trancas nas portas e treinamento das equipes foram implementadas. As escolas também buscam prevenção e consultoria individualizada dentro de cada instituição para adequação às necessidades de segurança.
A segurança é um tema constante que exige aprendizados contínuos, assim como as qualificações de professores e equipe. A ideia é levar conhecimento sobre segurança, como agir e o que fazer para mudar a cultura nas escolas. A coordenadora do Núcleo de Gestores Educacionais da Aemflo, Fernanda Arcenio, alerta que a segurança e a educação devem caminhar juntas, e que é importante estar preparado para situações imprevistas: “Hoje descobrimos que casos assim vêm acontecendo com frequência. Só em 2022 foram 10 casos com mortes”, alertou.