O Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina definiu nesta segunda-feira (24), na comissão de Educação Básica, que as instituições de ensino públicas e privadas do Estado devem manter o cronograma de implantação do novo Ensino Médio.
A decisão considera a portaria do Ministério da Educação (MEC) nº 627/23, que determina o cronograma de implantação no novo modelo, no qual todas as escolas deve ter o novo currículo atualizado até o início do ano letivo de 2024.
Mais de 700 escolas de Santa Catarina já implementaram o Novo Ensino Médio. A Secretaria de Estado da Educação (SED) afirma que “está ciente das principais dificuldades e realizando estudos para a revisão” do novo Ensino Médio, por meio de uma comissão.
As principais mudanças incluem uma carga horária ampliada e mais possibilidades no currículo, como o Projeto de Vida, uma segunda Língua Estrangeira, Componentes Curriculares Eletivos e as Trilhas de Aprofundamento. Entre as críticas ao novo modelo está o fato de que as escolas precisam de mais infraestrutura de salas de aulas e alunos podem ficar com menos matérias básicas, como Matemática e Português.
Segundo a SED, o cronograma de implementação mantido em Santa Catarina prevê que até 2022 todas as instituições de ensino autorizadas a ofertar o Ensino Médio do sistema estadual de ensino devem ter implementado a carga horária mínima de mil horas anuais e os novos currículos no 1º ano do Ensino Médio. Até 2023, devem ser implementados os novos currículos no 2º ano do Ensino Médio, e até 2024, no 3º ano.
No geral, o MEC e os governos estaduais são a favor da nova proposta.
MEC faz consulta
Também nesta segunda-feira o MEC iniciou uma consulta pública para sobre a Política Nacional de Ensino Médio, que seguirá até 6 de junho.