A maior premiação da história da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) acontecerá em Florianópolis nesta segunda-feira (5/6), reunindo mais de mil alunos medalhistas de ouro das 16ª e 17ª edições da competição.
O evento, em hotel no norte da ilha às 15h30, terá a presença dos ministros da Educação, Camilo Santa, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, também confirmou presença. Segundo a organização ainda é possível que o presidente Lula esteja presente – ele será um dos homenageados.
Durante três dias, os alunos terão a oportunidade de conhecer outros jovens apaixonados por matemática, receberão suas medalhas e participarão de atividades recreativas. A programação também terá uma palestra do pesquisador do IMPA Paulo Orenstein, que integra o Centro Pi (Centro de Projetos e Inovação IMPA).
+ Inscrições para o Enem 2023 começam na segunda-feira
Claudio Landim, diretor-adjunto do IMPA, afirma que o encontro de entusiastas da matemática é importante par ao país: “A cerimônia reúne os melhores alunos do país em um grande evento. Muitos deles estarão deixando seus municípios, pela primeira vez, e terão a oportunidade de encontrar outros jovens que, como eles, gostam de matemática. Além da entrega de medalhas, os alunos terão uma palestra sobre ciências de dados proferida por um jovem professor do IMPA, e participarão de várias atividades recreativas”.
A OBMEP, organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), reúne mais de 18 milhões de participantes em todo o país. A segunda etapa da prova ocorre com apenas 5% de estudantes classificados, programada para 7 de outubro.