Covid fez mais de 200 vítimas em SC neste ano

    Doença é pouco responsável pela lotação do SUS

    A Covid-19 é uma doença que ainda causa mortes, apesar da vacinação. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, somente neste ano foram 223 pessoas que faleceram por causa da doença do Coronavírus em Santa Catarina. A paciente mais jovem tinha um ano.

    Até este domingo (4/6) a enfermidade vitimou 22.809 pessoas no estado, de um total de 2 milhões de casos confirmados. No momento cerca de 1.500 pessoas em SC estão com a infecção e 14 estão internadas em UTIs do SUS, respondendo por 1,2% da lotação total. A baixa influência na rede hospitalar ocorre devido à amplitude da vacinação (98% do público-alvo com ao menos uma dose).

    Segundo dados da Dive, até maio foram registrados 12.375 óbitos em SC, por todas as causas.

    Ocupação hospitalar
    Publicidade

    A ocupação hospitalar, segundo a SES, está mais relacionada a outras doenças respiratórias do que a Covid, como a gripe.

    Neste domingo a Grande Florianópolis e a Foz do Rio Itajaí estão com todos os leitos de UTI ocupados – sem vagas para bebês, crianças ou adultos. Nas demais regiões há 34 leitos ativos.

    O governo estadual segue na busca de ampliar as vagas de internação (objetivo de 144 leitos a mais nesse ano), assim como estimular a aplicação de vacinas, de modo a evitar mais hospitalizações. Por isso a campanha de vacinação contra gripe foi estendida para 30 de junho. O imunizante contra a gripe está liberado para toda a população acima de seis meses.

    Publicidade
    COMPARTILHAR