Sul tem recorde de calor para julho

    O frio tem sido escasso no inverno de 2023. Conforme análise da Epagri/Ciram, o que mais se observou até o momento nessa estação em Santa Catarina foram dias de temperatura amena e calor fora de época, na época que deveria ser a mais fria do ano.

    O final de semana foi ensolarado e quente em todas as regiões de SC. No domingo (23) houve quebra de recorde de temperatura máxima do ar no Litoral Sul. Em Araranguá houve o registro de 31,8°C – o recorde anterior era de 2017. Em Criciúma, a máxima foi maior chegando a 33,8°C, superando o recorde de 2011 (33,6°C).

    Os eventos ocorrem na semana em que completa 10 anos da última grande neve em Santa Catarina, que chegou a deixar branco o alto da Serra do Cambirela, na Grande Florianópolis.

    Previsão de temperaturas altas
    Publicidade

    Nessa terça à tarde, conforme previsão da Defesa Civil, as temperaturas devem seguir altas, variando de 24 a 28°C no Grande Oeste, litoral, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí (podendo chegar aos 30°C no Litoral Sul) e variando de 22 a 25°C nas demais regiões. O cenário de calor deve ser similar na quarta-feira.

    Na quinta-feira (27) a combinação de um cavado com o fluxo de ar quente e úmido vindo da região Amazônica favorecem o aumento da nebulosidade com previsão de pancadas de chuva isoladas, que podem vir acompanhadas de temporais. As temperaturas também devem ultrapassar a casa de 20ºC durante a tarde. Para o fim da semana a entrada de atuação de um ciclone com ventos acima de 60km/h pode diminuir um pouco a temperatura.

    Publicidade
    COMPARTILHAR