El Niño intensifica no final do ano, com mais chuvas, prevê Defesa Civil

    Já no próximo trimestre fenômeno, moderado, aumentará precipitações

    A previsão da Defesa Civil para o trimestre agosto, setembro e outubro indica chuvas mais frequentes e intensas em Santa Catarina, devido ao evento El Niño, enquanto as temperaturas devem se manter acima da média climatológica, com episódios curtos de frio, intercalados com períodos mais longos de calor.

    Praia do Campeche
    Próximo trimestre será influenciado por um El Niño moderado, contribuindo para chuvas mais frequentes e intensas no estado – Foto: Julio Cavalheiro/Arquivo/Secom/Divulgação/CSC

    Agosto é tradicionalmente o mês com os menores acumulados de chuva do ano em todas as regiões do estado, oscilando em torno de 100 mm. Em setembro, espera-se um aumento da precipitação média em SC, com valores próximos a 200 mm no oeste e 150 mm no Planalto Sul e Vale do Itajaí. Já em Outubro, a precipitação média atinge seu pico na região Oeste, com valores que ultrapassam os 200 mm, e aumenta gradualmente nas demais áreas.

    Previsão do El Niño

    A previsão indica a configuração de um evento El Niño durante os próximos meses, com intensidade moderada a forte e pico máximo entre os meses de outubro, novembro e dezembro. Essa situação deve contribuir para a ocorrência de chuvas mais frequentes e intensas no estado, levando a precipitação a ficar dentro da média climatológica ou acima dela ao longo dos próximos meses.

    Previsão de temperaturas

    Publicidade

    Quanto às temperaturas, é esperado que elas se mantenham acima da média, com episódios curtos de frio neste final de inverno, intercalados com períodos mais longos de calor.

    Impactos previstos

    Com a previsão de chuvas mais frequentes no estado, é importante tomar medidas preventivas, como verificar as condições das áreas suscetíveis a deslizamentos de terra e realizar a manutenção dos leitos de rios. As calhas e tubulações de escoamento pluvial também devem ser verificadas e mantidas em bom estado. Além disso, a entrada da primavera pode trazer consigo a ocorrência mais comum de temporais, os quais, com a influência do fenômeno El Niño, podem ser mais intensos e frequentes do que o normal.

    Com o retorno da chuva mais frequente, a condição de estiagem no interior do estado tende a diminuir.

    Publicidade
    COMPARTILHAR