Um filhote de baleia-franca encontrado sem vida no domingo (13/8) na Praia da Joaquina, em Florianópolis, teve como causa provável de morte um choque com embarcação, avaliam especialistas.
Bióloga e veterinária da ONG R3 Animal, que fizeram a necropsia do animal na segunda-feira (13), encontraram evidências de hematomas e hemorragias na região da cabeça e dorso do animal, provavelmente causados por uma forte colisão com barco de grande porte.
Após a necropsia, a baleia-franca foi enterrada na própria Praia da Joaquina. Amostras biológicas do animal foram coletadas e levadas para análise no laboratório da instituição, onde os tecidos e órgãos serão avaliados para obter mais informações sobre a causa exata da morte.
Sem relação com embarcação desaparecida
Com a indicação de choque por embarcação, inicialmente levantou-se a possibilidade de que o barco envolvido poderia ser o dos pescadores desaparecidos no norte da ilha, em período próximo. Porém, de acordo com a ONG, a linha do tempo não coincide. Enquanto a baleia foi encontrada ainda no domingo, os pescadores teriam saído para o mar somente no início da manhã de segunda-feira (14), conforme indicado por familiares dos desaparecidos às equipes de busca.