Na sexta-feira (18), a formação de um ciclone extratropical entre o litoral da Argentina e o sul do Rio Grande do Sul faz com que os ventos soprem de norte em Santa Catarina, virando de oeste ao longo do dia.
Conforme previsão da Defesa Civil estadual, nas faixa entre o Extremo Oeste e o Planalto Sul, a velocidade média do vento deve ficar entre 20 e 35 km/h, mas as rajadas podem superar os 70 km/h. O prognóstico indica risco moderado para possíveis ocorrências associadas à ventania, como queda de galhos e árvores, destelhamentos e danos na rede elétrica.
Na última passagem de ciclone em Santa Catarina, por exemplo, um homem morreu ao ser atingido por um galho que caiu quando trabalhava em rede de telefonia em um poste.
Ainda conforme a DC, no restante do estado o vento será mais fraco, com eventuais rajadas entre 50 e 65 km/h, mas que pontualmente podem passar desses valores.
Durante a sexta-feira (18) a passagem de uma frente fria associada ao ciclone extratropical pode provocar chuvas entre a divisa com o Rio Grande do Sul e a Grande Florianópolis.
Final de semana
No final de semana, o tempo volta a ficar firme em Santa Catarina com a chegada de uma massa de ar frio e seco, que também declina de forma significativa as temperaturas.