SC alcança 80 mil cirurgias em mutirão para zerar fila

    O programa estadual para zerar as filas de cirurgias eletivas no SUS em Santa Catarina alcançou nessa semana 80 mil procedimentos, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

    O programa foi iniciado em fevereiro para contemplar as mais de 105 mil pessoas que aguardavam uma cirurgia e mais de 117 mil exames. Recentemente houve um realinhamento na estratégia para permitir acelerar a contemplação dos 20% restantes de pacientes, conforme era o cenário no início do ano. O prazo foi dobrado para zerar a fila.

    Os dados da SES revelam que o andamento, ainda que em ritmo menor do que o inicialmente planejado, é maior do que nos anos anteriores. Entre janeiro e agosto de 2019, pré-pandemia, foram realizadas 57.440 cirurgias. Em 2022, no pós-pandemia, foram 61.601, enquanto em 2023, o número atingiu 80.145.

    Publicidade

    Os procedimentos mais frequentes envolvem cirurgias do aparelho digestivo, incluindo hérnias e vesículas, e do aparelho geniturinário, abrangendo vasectomias e remoções de útero, totalizando 36.300 cirurgias. Em seguida, estão as cirurgias oncológicas, com 10.370, e as ortopédicas, com 9.816.

    cirurgia de transplante de coração
    Mais de 76% da fila de pacientes à espera de cirurgia no início do ano foi contemplada – Maurício Vieira/Secom SC/Divulgação/CSC

    “Esse trabalho que desenvolvemos junto às unidades de saúde, com ampliação dos prestadores de serviço e um empenho do governo através das equipes de saúde, reflete no crescimento contínuo do número de cirurgias”, disse a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

    Publicidade
    COMPARTILHAR