De acordo com a previsão do tempo elaborada em conjunto pela Epagri/Ciram e Defesa Civil, Santa Catarina terá mais chuvas intensas no início desta semana, o que deixa grande parte das regiões em estado de alerta por causa das enchentes já registradas e solo encharcado.
Entre segunda (16) e terça-feira (17) a chuva volta com maior intensidade. Os acumulados médios de precipitação previstos para o período variam de 80 a 130mm no Grande Oeste, de 70 a 100mm nos planaltos e Alto Vale do Itajaí, mas pontualmente podem superar esses valores. Nas demais regiões do estado (Grande Florianópolis, Litoral Sul, Médio e Baixo Vale do Itajaí), os volumes acumulados variam de 40 a 70mm, com pontuais mais elevados.
Segundo os órgãos, as chuvas ocorrem por causa da passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil, combinada a sistemas de baixa pressão e ao fluxo de calor e umidade vindos da Amazônia.
Na quarta-feira (18), a instabilidade mais intensa se afasta de Santa Catarina, mas permanecem as condições para chuva fraca e isolada do centro ao leste e temporais isolados no Oeste, sobretudo nas áreas de divisa com o Paraná.