Santa Catarina se prepara para uma mudança no tempo nesta semana, conforme uma área de alta pressão mantém o tempo firme até sábado, com sol e poucas nuvens.
No entanto, segundo a previsão do tempo elaborada pela Defesa Civil, a partir de domingo (26), a chegada de umidade e instabilidades promete transformar o cenário, levando a um aumento na nebulosidade e possíveis pancadas de chuva fraca, sem grandes acumulados. Alerta para segunda-feira, quando uma região de baixa pressão se forma no Paraguai, prevendo tempestades com chuvas intensas em todas as regiões, especialmente no Grande Oeste.
Entre terça e quarta-feira, essa área de baixa pressão na costa do estado pode resultar em chuvas intensas e agitação marítima acima de 3,0 m na região entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul.
Prevê-se acumulação de 40 a 80 mm no Grande Oeste e Planaltos, com risco moderado de alagamentos. Nas áreas litorâneas e Vale do Itajaí, o risco é muito alto, com chuvas persistentes entre 80 e 150 mm e valores pontuais superiores, elevando o alerta para possíveis danos.