A proximidade do verão em Santa Catarina aponta para uma expressiva projeção de turistas, com expectativa de aumento de 146% no fluxo internacional em relação a 2022, sendo argentinos, chilenos e paraguaios os principais visitantes. Em números absolutos, a previsão é de até 880 mil turistas em Santa Catarina na próxima temporada.
Uma análise do governo do estado sobre o momento do mercado turístico indica um crescimento de 10% no tráfego aéreo, destacando rotas de São Paulo para Chapecó, Florianópolis e Navegantes, e um notável incremento de 62% no movimento marítimo, com cidades como Balneário Camboriú, Itajaí e Porto Belo recebendo mais navios.
A previsão é de aumento de 17% em empregos informais, com destaque para alimentação, hospedagem e atividades culturais. O ICMS turístico também pode crescer até 7%.
Entre as principais atrações de turismo em Santa Catarina estão o parque Beto Carrero World, Parque Unipraias Camboriú, Cristo Luz, Praia das Laranjeiras e Praia das Bombinhas, além de pontos famosos em Florianópolis, como as praias de Jurerê, Santo Antônio de Lisboa, Praia da Joaquina, Praia Mole e Ilha do Campeche.
As reservas hoteleiras na Grande Florianópolis já ultrapassam 50%, segundo o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da região, e a expectativa é de um retorno significativo dos argentinos após as eleições, considerando que mais de 154 mil visitaram o estado na temporada passada.
Acompanhe as notícias no Whatsapp