Vereadores de Florianópolis consideram que estão no direito de aumentar seus próprios salários em 48%. Uma proposta protocolada nesta segunda-feira (11/12) apresenta uma atualização dos vencimentos dos 21 parlamentares pelo efeito-cascata, chegando a 75% do valor que ganha um deputado estadual de SC.
O projeto, que deverá ser votado no ano que vem, propõe um aumento de cerca de 8,5 mil, passando de R$ 17.539 para R$ 26 mil. Segundo a câmara isso é permitido porque Florianópolis passou de 500 mil habitantes e uma legislação federal permite a equiparação de 3/4 do salário de vereadores com os de deputados estaduais nas cidades acima de meio milhão de habitantes, fora a possibilidade de mais vagas no Legislativo.
O aumento dos vencimentos deverá ocorrer a partir de 2025. Posteriormente essa expansão poderá ser uma base para aumentar salários no poder executivo municipal, fazendo com que a população tenha que arcar com valores maiores.
O projeto é de autoria da mesa-diretora da Câmara de Florianópolis, assinado por quatro dos cinco membros: João Cobalchini, Claudinei Marques, João Luiz da Silveira e Renato Geske. Os parlamentares avaliam também aumentar a quantidade de cadeiras de vereadores na capital, de acordo com a proporção populacional.