O Hospital Regional de São José teve mais um dia de grande movimentação nessa segunda-feira (22/1). De acordo com a direção da própria unidade, os atendimentos chegaram a 170% da capacidade, com muitas pessoas aguardando ao lado de fora e nos corredores. A situação é recorrente.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o período de férias faz aumentar a demanda, mas todos os pacientes são acolhidos e atendidos nos serviços de emergência, seguindo a classificação de risco.
Porém, a secretaria afirma que a maioria dos casos atendidos na emergência poderia ser resolvida em Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) dos municípios de origem de cada pessoa, para os casos mais simples. “Por diversas razões, o usuário opta por procurar uma unidade de alta complexidade, impactando em uma sobrecarga da mesma”, comunicou, em nota, a SES.
Nesse cenário, o governo do estado afirma que está buscando redirecionar pacientes com traumas ortopédicos para o Hospital Florianópolis, na tentativa de desafogar o Regional de São José, que recebe todos os tipos de acidentados da Grande Florianópolis.
A Secretaria da Saúde também afirma que está prevista a ampliação da sala de espera do ambulatório e emergência de ortopedia no Regional com um projeto de pré-fabricado.
Acompanhe mais notícias da Grande Florianópolis pelo Whatsapp