BR-470 ficará interditada por pelo menos 3 semanas em Rio do Sul, diz DNIT

    Local sofreu dois grandes desmoronamentos na semana

    Em nota neste sábado (17/2) o Departametno Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que a BR-470 em Rio do Sul ficará pelo menos 20 dias interditada.

    Na sexta-feira (16) durante obra emergencial de recuperação da pista desmoronada com as chuvas da quarta (14) um novo deslizamento destruiu ainda mais a rodovia, levando grande parte da base da pista para dentro do rio Itajaí-Açu, que passa rente. O ponto de destruição da pista fica no km 143.

    Novo deslizamento compromete ainda mais a BR-470 em Rio do Sul
    Novo deslizamento compromete ainda mais a BR-470 em Rio do Sul – Imagens: Ariano Schera/Reprodução/CSC

    Na manhã desse sábado, representantes do órgão, contando com um especialista vindo de Brasília, estiveram no local avaliando as novas condições e como será o reinício de trabalho. Após a visita técnica, o Dnit informou que ao menos mais três semanas serão necessárias de trabalho no local.

    Publicidade

    “A medida visa garantir a segurança dos usuários até que seja definida a melhor solução de engenharia para recuperar o trecho e devolver à rodovia a condições adequadas de trafegabilidade. Os técnicos da autarquia devem definir nos próximos dias um plano de trabalho”, informou o departamento.

    Durante esse período de interdição, a recomendação do DNIT é que veículos pesados devem fazer o contorno pela parte central do estado, na BR-282, passando pela Grande Florianópolis, evitando entrar pelas vias municipais de Rio do Sul, destinada aos veículos leves.

    Outras rotas alternativas (não recomendadas pela PRF para veículos pesados) são:

    • No sentido oeste para o leste, entrada trevo de Laurentino, no sentido bairro Barra do Trombudo, em Rio do Sul. Não recomendado para veículos pesados. Para o sentido leste-oeste, uso no sentido contrário.
    • Entrada no trevo de Laurentino, no sentido Laurentino, passando pela Serra Tomio em direção a Rio do Sul, saindo nas imediações do trevo do Fundo Canoas/Progresso. Não recomendada para veículos pesados.

    Publicidade
    COMPARTILHAR