A Diretoria do Bem Estar Animal de Florianópolis (Dibea) resgatou nesta terça-feira (2/4) dois cavalos no bairro Ingleses, Norte da Ilha.
A Dibea foi acionada através de uma denúncia de que um dos animais estava sofrendo maus tratos, e com o apoio da Guarda Municipal fez o resgate. Um dos animais, uma égua, não resistiu e foi a óbito logo após a chegada da equipe.
O segundo animal foi levado até a Dibea para receber atendimento veterinário e ainda nessa terça encaminhado para um lar de apoio e está disponível para adoção.
Segundo o órgão, o animal que foi a óbito foi encaminhado ao tutor para que fossem tomadas às providências. “Neste caso o tutor também foi notificado para prestar esclarecimentos, pois ele não ofereceu assistência veterinária, o que é considerado maus tratos. Vamos apurar os fatos e encaminhar o caso para a Delegacia de Polícia Civil para que de prosseguimento ao processo”, explica a diretora da Dibea, Fabrícia Costa.
O tutor dos animais responderá judicialmente pelo crime de maus-tratos contra animais e terá que pagar multa, que varia de R$ 500 a R$ 3 mil por animal.