Safra da tainha em SC aumenta com impactos das cheias no Rio Grande do Sul

    Os pescadores artesanais de arrasto de praia do Litoral de Santa Catarina comemoram a safra da tainha deste ano, superando as capturas do ano anterior.

    Usando a tradicional técnica de arrasto de praia, eles conseguiram capturar mais de 780 mil tainhas. Na safra do ano passado foram 505 mil tainhas capturadas.

    A técnica de arrasto de praia envolve o uso de redes puxadas manualmente com o auxílio de pequenas embarcações sem motor, diretamente da praia.

    Publicidade

    Um dos fatores que podem ter contribuído para o sucesso desta safra em Santa Catarina é principalmente a diminuição drástica da captura de tainha dentro da Lagoa dos Patos neste ano, por causa das comunidades impactadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, que não puderam retirar os peixes e perderam o faturamento dessa safra.

    Estimativas levantadas pela plataforma Informações da Pesca, diretamente com os ranchos de pescadores, apontam que desde o início da safra, até 12 de junho, Florianópolis liderava a lista com o maior de número de tainhas capturadas, com um total de 334 mil peixes, aproximadamente.

    Logo atrás aparece Bombinhas, com 283 mil tainhas capturadas e em terceiro lugar está Palhoça, com 40 mil tainhas. Ao todo foram pouco mais de 780 mil tainhas capturadas em SC, que ultrapassaram 1 milhão e 300 mil quilos.

    Publicidade
    COMPARTILHAR