A inauguração do Contorno Viário da Grande Florianópolis foi confirmada para 2 de agosto, conforme anunciado nessa quarta (3/7) pela concessionária Arteris. A rodovia será aberta ao tráfego após sua conclusão total, prevista para 31 de julho de 2024, cerca de 12 anos após o prazo inicial estipulado em contrato. Parte da população da região acredita que a nova rodovia de fato ajudará na mobilidade na Grande Florianópolis.
O projeto enfrentou diversos atrasos, os mais recentes no trecho entre o entroncamento com a BR-282 e a BR-101 em Palhoça, devido aos imbróglios com uma das empreiteiras envolvidas, quando ocorreram greves e manifestações dos operários. Ainda havia no ano passado a projeção de que a obra acabaria em dezembro ou início de 2024, mas por causa dos problemas contratuais nesse trecho a conclusão foi novamente postergada, para julho.
Políticos locais e autoridades como o Ministro dos Transportes, Renan Filho, e o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, estarão presentes no evento de inauguração. É possível que haja também a presença do presidente Lula.
Com extensão de 50 km de pista dupla e seis acessos por trevos, o Contorno Viário visa desviar o tráfego de longa distância da região metropolitana da capital catarinense. A obra inclui quatro túneis duplos, 20 passagens em desnível e sete pontes. O investimento totaliza aproximadamente R$ 3,9 bilhões, financiado através das cinco praças de pedágio da concessão. Com o atraso e problemas no traçado em Palhoça a obra encareceu ao longo dos anos.